Neste tutorial, vamos te mostrar como incluir no Salic o orçamento da proposta.
Clique em ORÇAMENTO DO PROJETO – CUSTOS VINCULADOS.
Nessa aba, você definirá os limites percentuais que serão destinados à administração, à divulgação e à captação de recursos.
Antes de preencher estes campos, veja na Instrução Normativa em vigor o que é permitido quanto aos CUSTOS VINCULADOS.
Clique em CUSTOS POR PRODUTO. Clique nos produtos cadastrados – nas cidades cadastradas – e escolha a etapa desejada.
Clique em NOVO ITEM. Escolha a rubrica do item e a unidade. Estime a quantidade de dias, quantos itens desta rubrica serão necessários e quantas vezes o item se repetirá. Previamente, verifique o valor desta rubrica.
Marque a fonte do recurso. Caso o valor unitário da rubrica esteja acima do praticado no mercado, justifique o valor solicitado no campo de detalhamento. SALVE as alterações.
Continue incluindo os custos do produto e os tributos obrigatórios, distribuindo-os entre as etapas.
Lembre-se de que é obrigatória a contratação de serviços contábeis e também a previsão de serviços advocatícios.
Perceba que o sistema calcula automaticamente os custos vinculados de acordo com os percentuais que você selecionou previamente.
Durante o preenchimento do orçamento, você pode verificar a formatação da Planilha no ícone VISUALIZAR PLANILHA, que se encontra no menu à esquerda.
Se você perceber que a rubrica de que você precisa não está disponível, clique em ITENS ORÇAMENTÁRIOS – SOLICITAR INCLUSÃO DE ITENS. Cadastre o item e justifique a necessidade deste acréscimo. No botão MINHAS SOLICITAÇÕES do Salic, você pode acompanhar o andamento do seu pedido.
Faça uma leitura atenta à Instrução Normativa em vigor e verifique o que é e o que não é permitido no orçamento. Essa leitura é muito importante!
Veja o próximo tutorial e saiba quais documentos tem que ser anexados à proposta antes de finalizar o cadastro. Até lá.